Lesões são 7x superiores em atletas atrasados maturacionalmente!

          No primeiro post do blog (75% dos atletas da cantera do Barcelona nasceram nos 1ºs meses do ano - clicar aqui) ficou claro a importância que a maturação biológica tem para os grandes clubes formadores, muito devido ao desenvolvimento físico que ocorre neste período. Pois bem, o interesse por atletas avançados maturamente pode não residir apenas a essas alterações físicas!
Segundo um estudo longitudinal lançado ainda este ano, atletas mais avançados a nível maturacional têm uma prevalência de lesões 7 vezes menor antes do pico de velocidade da altura (PVA). No ano do PVA, este valor desce para aproximadamente 2.5. O PVA é um dos melhores indicadores de maturação biológica.


Fica então claro que é nestas idades (entre 11 e os 15) que o treinador possui uma tarefa mais árdua. Não só por estar a interagir com crianças a passar por uma fase complicada mas também porque dentro de um mesmo grupo de 20 atletas podem estar adultos formados biologicamente e atletas que ainda não sofreram o take-off, ou seja, mais atrasados maturacionalmente.

Além disso, ainda segundo o mesmo estudo, parece haver uma maior susceptibilidade à lesão entre os 13.5 e os 14.5 anos.

Atenção treinadores à intensidade de treino que dão aos atletas! Apesar de serem do mesmo escalão, podem ser completamente diferentes biológicamente!

0 comentários:

Enviar um comentário