Futebol de formação: "profecia que se auto-concretiza"

Ando a ler o livro "Outliers" de Malcom Gladwell, e há um conceito que me chamou particular interesse! Gladwell chama-lhe "profecia que se auto-concretiza" ou "Efeito Mateus"! Analisada ao pormenor, enquadra-se no Futebol e na formação que nem uma luva! 

Gladwell diz que, partindo de uma posição inicial errada, esta suscita novos comportamentos que levam a que o ponto de partida (que era falso) acabe por se tornar verdadeiro! Há também quem lhe chame Efeito Mateus, devido a um versículo de Mateus: "Pois todo aquele que possui receberá e disporá em abundância. Mas aquele que não possui ser-lhe-á retirado até o que tem". E, perguntam vocês, qual é a ligação deste conceito com o futebol? Fácil! A formação!

Desde muito cedo que se procura a especialização dos jogadores no mundo do futebol. Desde o menor escalão de formação que os clubes procuram ter os melhores. E é aí que se cumpre desde muito cedo a profecia que se auto-concretiza! Ao procurarem os melhores, ao escolherem minuciosamente os seus jogadores (principalmente, os clubes que têm boas condições na formação) estão a oferecer a esses atletas condições que outros não terão. Ou seja, como não conseguem prever o futuro, os clubes acabam por escolher atletas que, por exemplo, são maiores em vez dos pequenos porque, naquele momento, têm vantagem sobre os restantes. Como são escolhidos, usufruem, durante o seu processo de formação, de variadíssimas vantagens (melhores condições de treino, melhor treino, melhores treinadores, melhor competição, mais tempo de prática, etc) o que leva a que o ponto de partida ("estes atletas são melhores que os outros") se torne invariavelmente verdadeiro!

A vantagem que era mínima no inicio e devido as vantagens que referi anteriormente, multiplica-se a cada dia que passa! E a solução para isto? Avaliar o jogador pela suas qualidades técnicas em vez das suas qualidades físicas porque essas vão variar muito ao longo da maturação biológica do atleta. Quanto às qualidades técnicas, vão depender sempre da qualidade do treino, das horas de treino, do tipo de competição que encontram!

0 comentários:

Enviar um comentário