Rui Vitória: "A próxima evolução no futebol passa por avaliar o treino!"

Há alguns meses tive o privilégio de estar presente num pequeno debate levado a cabo por Rui Vitória e das coisas que mais me agradou ouvir foi que, na opinião dele, a próxima evolução do futebol passava por avaliar o treino!


Pessoalmente, e talvez por ser um estudante de Ciências do Desporto, é algo que me agrada bastante. Já se falava disso aqui , muito antes de ouvir Vitória, da importância da avaliação do treino, da avaliação do jogador. Contudo, fica claro que, esta não é uma opção para qualquer carteira, e como Vitória referiu nessa mesma palestra "são pouquíssimos os clubes, em Portugal, que têm acesso a instrumentos para levar a cabo essa avaliação!"

O próprio confessou que no Vitória de Guimarães ia, em conjunto com a sua equipa técnica, fazendo avaliações aos seus jogadores através da própria experiência destes. Apesar da subjetividade que pode surgir destas, é sempre melhor do que não fazer nada. Mais, jogadores deste nível, têm o dever de conhecer o seu corpo e saber o que ele necessita a cada instante!

Vê-lo agora assumir cargo no SL Benfica é esperar para ver que tipo de trabalho se fará neste âmbito. É esperar para ver se a próxima evolução no treino (se é que já não aconteceu noutros países) sempre será a avaliação do treino e do jogador. De certo modo, o que se esperaria era quase como uma equipa de observação apenas para o treino! Mais, poderíamos esperar ver as boas práticas que se vão vendo no estrangeiro com o uso de GPS's no treino, não só para informações para o treinador como para o próprio jogador! O jogador gosta de receber feedback assertivo sobre a sua performance, sobre o seu treino!

(David Silva a usar GPS no Man. City)


2 comentários:

  1. Avaliar os jogos é bem mais importante. É lá que entra o fator mais importante: imprevisibilidade. Tudo isso são meros acessos comparado com aquilo que se faz em campo. No campo é que é necessário monitorizar tudo ao milimetro. Seja a capacidade fisica, técnica ou tática. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo a 100% porém é algo que ja tem sido a ser desenvolvido nos últimos tempos muito bem e levado bastante ao pormenor! De certa forma, a avaliação do treino é algo que, ao contrário do jogo, não se vê muito e por isso concordo com RV!

      Eliminar