Lopetegui e a importância da decisão!

Há dias tive o prazer de estar numa acção de formação com o mister Julen Lopetegui. Um dos temas mais falados foi a tomada de decisão dos jogadores e a importância que ele dá a tal factor. E Lopetegui é um fã incondicional da tomada de decisão!


A verdade é que de todas as formações que já estive presente, esta foi das mais intrutivas. A maneira como o míster abordou a palestra em si, como transmitiu conhecimento, foi fantástica. Porém, confesso que não estava à espera que a importância dada à tomada de decisão por Lopetegui fosse tão grande, mas cada vez fica mais claro na minha cabeça que a tomada de decisão é o que distingue entre o bom e o top!

"Numa escala de 1 a 10, se tiveres dois jogadores, um atleta A com 6 de físico e tecnica e um B com 8 de físico e tecnica, se o A for melhor a nível de decisão vai ser muito melhor que o B, sempre!" 

"Um jogador que encara 1x3 muitas vezes é um jogador que vai errar mais do que acerta! Até pode ser muito bom tecnicamente mas se não consegue perceber que quando ele está 1x3, o espaço está do outro lado, então não tomará boas decisões e acabará por errar mais do que acerta!"



"Uma das mudanças que acho mais necessárias no futebol é o jogador perceber o jogo, não chega começar a perceber aos 20, 21, 22... A essa altura já têm de o dominar! Estive com imensos atletas jovens e é díficil encontrar atletas que aos 17, 18 anos já pensem o jogo, já percebam o jogo. Garanto que há jogadores profissionais com 30 anos que ainda não percebem o jogo de forma alguma! O melhor jogador será sempre o que tomar melhor decisão!"

Em tom de brincadeira, míster, a questão que fica é, como é que põe o Quaresma a jogar?!

5 comentários:

  1. Adorei tudo! Mas gostava de o confrotar agora com algumas questões. Como, sendo apologista da tomada de decisão, Herrera, Casemiro, Quaresma, entre outros jogam no Porto? Porque previligia tanto os corredores laterais em detrimento só central se este é o corredor mais perigoso e onde mais se cria? Questões deste tipo que levam a qe não se consiga passar para a pratica aquilo que se idealiza em papel.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foram as mesmas questões que, analisando depois a palestra na sua integridade, fiquei. Mas para uma próxima, se existir, tentarei colocar! Obrigado pela interacção!

      Eliminar
  2. Atenção, eu disse confrontar com algumas questoes o Lopetegui. Não o blog ou o autor do texto.

    ResponderEliminar
  3. podes dizer qual foi a acçao de formaçao? qd e onde? abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi uma acção de formação para malta que colabora com o FCP. Abraço

      Eliminar