Treinar em fadiga, sim ou não?

        A resposta à pergunta do título é bastante simples, depende do objetivo! O objetivo é que vai determinar quando e como treinar, sempre!

O treino em fadiga pode ser um excelente complemento na prevenção de lesões, habituando o músculo aos estímulos mesmo quando a fadiga já está presente. Não basta aplicar exercícios excêntricos ao longo do microciclo, é preciso enquadra-los segundo o nosso objetivo.

                Um exemplo disto passa pelos Nordic Hamstrings. É um dos exercícios mais completos no que toca à prevenção de lesões nos isquiotibiais através das contrações excêntricas. Apesar disso, pode ser um exercício de força para o mesmo grupo muscular. O que vai faze-lo mudar então o seu principal objetivo? O tempo em que é efetuado na sessão. Se queres prevenir as lesões que ocorrem em fadiga e a resistência muscular, então faz o exercício em fadiga, no pós-treino. Se queres aumentar a força dos teus atletas nos isquiotibiais, então que seja feito no início da sessão. 

                Contudo, atenção! O descontrolo entre as cargas aplicadas aos atletas e o tempo de recuperação que estes possuem pode levar ao overtraining! O overtraining leva a uma diminuição da performance do atleta que pode ser irreversível! Treinar em fadiga apenas ocasionalmente para habituar o corpo a estímulos em fadiga, para melhorar a sua resistência, porém este controlo entre recuperação vs cargas tem de existir e ser minucioso!


0 comentários:

Enviar um comentário