Paços Ferreira - Benfica, a Organização Defensiva de Paulo Fonseca!

           "O Benfica é uma grande equipa mas mostrámos uma excelente organização defensiva. Conseguimos neutralizar o Benfica no espaço interior. Tivemos nove remates, tantos quanto o Benfica." Paulo Fonseca mostrou que fora dos três grandes, e com um modelo de jogo bem definido também se pode jogar e ganhar! A Organização Defensiva do Paços foi do princípio ao fim, já do Benfica não se pode dizer o mesmo. Equipa que acabou completamente partida, basta ver o lande do penalti onde, durante a acção corrida, Derley está a perguntar ao banco onde se deve posicionar, Talisca sem saber o que fazer e Eliseu que só vê passar. Além disso, a equipa de Paulo Fonseca encarou o campeão nacional, sem medo de fazer o seu jogo, sair a jogar, procurar a vitória (47% - 53% posse de bola). É claro que nao conseguem criar tanto ofensivamente devido ao talento individual dos atletas mas a organização dos momentos de jogo deste Paços de Ferreira é um apanágio! E que sirva de exemplo para as restantes equipas fora dos três grandes (salvo raras excepções). Não é necessário mudar o nosso modelo de jogo (se é que existe, em algumas equipas ainda é de ficar na dúvida), apenas aproveita-lo da melhor forma consoante o momento e o jogo. 

Deixo-vos com alguns imagens para tornar mais visível o tema:
 
Organização do Paços 





Tomada de Decisão de Salvio





Paços na contrução

Parece fácil, não é Salvio?

Parece fácil, não é Salvio? x2
Tentavam sair a jogar...

Quando não dava, esticavam no PL e subiam as linhas!
A Desorganização Defensiva que ia na equipa do Benfica no fim do jogo (lance do penálti). Pormenor: Derley, enquanto a acção decorria, a perguntar para o banco onde se devia posicionar!


6 comentários:

  1. Salvio é um jogador combativo, imprevisivel, rápido e com golo, mas é horrível a nível da decisão. São perdas de bola atrás de perdas de bola quase todos os jogos. Só que de um momento para o outro, quando este tipo de lances lhe sai bem, cria um golo. É a velha questão de resultar decidindo mal ou de decidindo bem não resultar, de certeza que aquando da sua formação, tendo este poder de drible e velocidade, situações como esta lhe saiam bem dezenas de vezes, pelo que ele se "habituou" a isto. Isto é o que eu penso que pode ter acontecido, embora não passe de especulação.
    Quanto ao Paços, e a PF, é um bom treinador, sempre teve equipas organizadas, no Porto é discutivel as razões de ter corrido mal, tem de melhorar essencialmente no discurso, mas é um bom treinador que teve a humildade de ir de um grande para o Paços e certamente terá sucesso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Subscrevo completamente. Muito se fala, nos media e por ai fora, que Salvio é jogador para outros voos, porém, um jogador com este nível de decisão nao pode sonhar com mais do que uma Liga Portuguesa, onde é testado contra defesas de nivel aceitavel em 8/10 jogos por época (fora competições europeias). Para lhe sair um lance bem, erra em 10 primeiro... Quantos lances não se perderam já pelas decisões de Salvio?
      Eu, pessoalmente, gostava de ver o PF no Braga. É melhor de processos que o Conceição na minha opinião e já teve uma experiência num grande onde fracassou o que deu experiência. Poderia ser que encarasse esta nova oportunidade de outra forma.

      Eliminar
    2. Se não é indiscrição, eu que sou pouco dado a tecnologias, e pode parecer uma pergunta estúpida, mas como fazes esses gifs?

      Eliminar
    3. Gyazo GIF, podes encontrar na internet fácil. Tens para imagem (jpeg ou png) e para gif.

      Eliminar
  2. Continuem a valorizar o só defender ...que o futebol vai para konge

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ponto 1 - O título do post fala muito sobre o seu conteúdo: "a Organização Defensiva de Paulo Fonseca

      Ponto 2 - 4 imagens (gifs) da contrução do Paços.

      Ponto 3 - O futebol vai longe quando se domina os princípios de jogo, e um deles é a Organização Defensiva. O palos esteve exímio a esse nível e, apesar da menor qualidade individual, ainda tentou deixar a sua marca no jogo a sair a jogar. Isso de "espetáculo é quando há golos" é um ponto de vista. Eu, pessoalmente, gosto de ver equipas organizadas defensivamente, e organizar uma equipa defensivamente contra o SLBenfica não é fácil. Não defendo o autocarro, mas se tens 11 jogadores em campo, também não vejo problema em defender com os 11 organizados, desde que depois possuas os principios certos na transição ofensiva.... Uma coisa é defender com 11 a monte dentro da area e nao querer nem saber do resto do jogo, outra é defender com 11 organizados e não perceber o seu modelo de jogo quando tem a bola.

      Mas como disse, isso depois já é da visão de cada um, há quem goste de futebol com 8 golos porque dá espetáculo. Eu cá acho que muitos golos acaba por ser reflexo de má organização e domínio dos momentos do jogo (salvo raras excepções).

      Eliminar