Esperar pelo momento certo!

Adormecer o adversário para depois sim, aproveitar o momento certo e criar ofensivamente. Foi o que se passou hoje durante o terceiro golo (e durante grande parte do jogo) do Man Utd vs Southampton.

São mais de dois minutos com a posse de bola e 45 passes consecutivos até encontrarem o momento certo para atacarem a profundidade. Sempre a trocar de corredor o centro de jogo, sempre à procura do momento certo, a bola a passar por todos os jogadores até chegar o momento em que o adversário deixou um espaço que pode ser atacado. E aí sim, procura-se a profundidade! Este é cada vez mais um Manchester United que, em organização ofensiva, gosta de ter a posse de bola e de jogar com certeza. Veja-se, durante o próprio vídeo, e por coincidência, aparecem as estatísticas de percentagem de passes certos e os Red Devils levam 86% e 420 passes!  


É interessante ver que quem acaba por tomar a decisão de atacar o espaço é Schweinsteiger, não tivesse ele trabalhado um ano completo com Guardiola.

A calma e a certeza são características inerentes no modelo de jogo deste Manchester United. E, como sempre defendi, o melhor modelo de jogo será sempre aquele que melhor resultados tiver!

2 comentários:

  1. Não concordo com a última frase. Achas que o Atlético tem um bom modelo de jogo? Ou o Chelsea? Ou o PSG?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que se o treinador se identifica com tal, se os jogadores se identificam também, se conseguem obter resultados com isso, se o modelo de jogo se adequa ao clube, então é um bom modelo de jogo! Porém, uma coisa é ser um bom modelo de jogo para esse treinador, outra é ser para mim. Se eram exemplos de modelos dos quais gostasse de aplicar numa equipa minha? Não! Porquê? Porque nao me identifico com tal, não me imagino, NESTE MOMENTO, a treinar para aqueles objetivos (não quer dizer que, futuramente, até não possa a ver de outra forma). Mas daí a não achar bom um modelo de jogo que tem resultados e com os quais todos os intervenientes se identificam...

      Eliminar