Leverkusen vs Wolfsburg, "olha aí oh Marco"!

O Sporting vs Wolfsburg está prestes a chegar e lá pelas terras de Merkel, os "lobos" vão-se mantendo na segunda posição. Este fim-de-semana trouxe-nos um jogo onde o verdadeiro Wolfsburg apareceu, fantástico ofensivamente e com imensos recursos e débil defensivamente.

Mas vamos ao que interessa, a análise do jogo. Já o disse anteriormente (Wolfsburg vs Bayern Munique - clique aqui), este Wolfs pode ser um sério problema para o Sporting. Estou curioso para ver como Marco Silva controlará a profundidade contra De Bruyne e Schurrle e como vai aproveitar as debilidades defensivas deste Wolfs. Para ser honesto, tenho sérias dúvidas que o Sporting consiga ultrapassar os alemães, e creio que se o fizerem, será muito devido a um excelente trabalho de casa de Marco Silva.

Por a página estar sobrecarregada com gifs, tive de pôr hiperligações para alguns. Basta clicarem em Aqui para verem os gifs!

Um dos principais problemas defensivos dos "lobos" é a fragilidade defensiva após a sua 1ª linha ser ultrapassada. Fazem uma pressão média/alta e quando a 1ª linha é ultrapassada, estão em problemas. Mesmo jogando longo no PL, o meio campo do Wolfs não consegue reposicionar-se.


Mais: Aqui e Aqui

Também já o referi no outro post, nas bolas paradas defendem HxH, o que, com movimentos de rotura deixa o 2º poste completamente aberto.
(único lance em que o 2º poste está ocupado, muito porque o Leverkusen pôs lá um jogador)

Mais: Aqui e Aqui

Em termos de posicionamento e organização defensiva, já evidenciei no post contra o Bayern Munique os principais erros, que acabaram por se repetir neste jogo. É principalmente o espaço concedido na zona central quando a bola sai de um corredor e a desorganização da linha defensiva quando ocorrem penetrações. Apenas dois exemplos:

Espaço no corredor central (apesar da má decisão do jogador do Leverkusen, que na minhaopinião deveria ter libertado para o corredor central mais cedo e para o Brandt, não para Son)

Desorganização da Linha defensiva com penetrações:

Em termos ofensivos, o que mais me chamou a atenção hoje foi a velocidade com que o Wolfs mudava o flanco, muito por Luiz Gustavo. Quando a bola entra no brasileiro, rapidamente chega ao corredor contrário onde, com a profundidade dada pelos laterais, têm quase sempre vantagem numérica.

 

Mais: Aqui e Aqui

A saída de bola pareceu-me ser sempre com os dois centrais ou, subindo um central para perto de Luiz Gustavo, saem com 1 central + 2 laterais. Com dois centrais, saem normalmente longo ou em Luiz Gustavo. Já com os 2 laterais, optam por levar a bola até um dos flancos e jogar longo no outro, sendo que este, com bola, vai depois integrar o ataque no seu corredor ou fletindo para o centro.


Quando a bola está nos latearis, normalmente optam por procurar a profundidade e largura dada por Schurrle e De Bruyne no mesmo corredor e nas costas da defesa. Tenho apenas um exemplo disso porém, repete-se imensas vezes, principalmente na largura. O vídeo que tenho é de profundidade.


E para terminar, aqui fica um bocadinho do que o Sporting tem pela frente em qualidade individual! Dost e De Bruyne em excelente forma e os contra-ataques mortíferos dos lobos.

Toca a partilhar para ver se chega ao mister Marco Silva! :D

3 comentários:

  1. Pelas descrições parece quase o Sporting do Marco Silva, na sua versão de início de época... Será que esta eliminatória servirá para perceber que este caminho trás melhores resultados (e exibições) que o que actualmente está a trilhar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esperemos que sim, mas acho que só numa perspectiva de "ver o futuro". Se dizes que são parecidos, poderá trazer "visões do futuro", porque, honestamente, nao vejo o Sporting a passar este Wolfs...

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar